Adultos

teresa-peqTeresa, a santa apaixonada

ISBN 8573026669

200 páginas

Objetiva

… a união entre Jesus e Teresa foi tão íntima que, passando de união a unidade, Teresa e Jesus não eram dois e distintos, senão um só e o mesmo.”padre Antônio Vieira

Louca, sedutora, histérica, herege, impostora, ou apenas uma mulher que amou com profunda devoção aquele que morreu para nos salvar? Quem foi Teresa D´Ávila, a santa protetora das almas apaixonadas, com quem todos compartilham seus segredos mais íntimos?

Menina de imaginação fértil, Teresa nasceu na Espanha barroca e inquisidora do século XVI. Era rica, bela e sedutora, mas a morte de sua mãe mudou por completo o rumo de sua vida. Aos 20 anos entrou para o convento das carmelitas. A jovem que sequer se comovia com a Paixão de Cristo nos primeiros anos de convento e tinha aversão à idéia de casamento, acabou comprando muitas brigas ao longo de sua vida monástica.

Ao manifestar sua vontade de casar com Jesus, sentiu de perto a inveja das irmãs, o peso dos inquisidores e sofreu, no corpo, as dores das mortificações e penitências. Mesmo condenada por todos, persistiu. Recolheu-se às orações, reformulou a ordem das carmelitas, escreveu sua autobiografia, abandonou seu nome de nascimento e passou a chamar-se Teresa de Jesus. Antes de morrer, aos 67 anos, ainda fundaria 18 mosteiros. Foi oficialmente reconhecida como santa em 1662.

Este livro fala desta travessia, de como Teresa D’Avila transformou-se em Teresa de Jesus, a doutora da Igreja. Como escreve Rosa Amanda “é a vida de uma menina que, numa época pouco propícia à expressão feminina, conseguiu tomar a palavra. Antes de ser a historia de uma santa, é o trajeto de uma escritora, de uma mulher que precisava expressar-se.”

(Texto extraído do site da Objetiva: www.objetiva.com.br)

13-contos13 dos melhores contos de amor da literatura brasileira

Organização de Rosa Amanda Strausz

Ediouro

ISBN 8500013567

Começa um emocionante caso de amor com a literatura brasileira. Irresistíveis, enamorados, apaixonados, os 13 contos organizados por Rosa Amanda Strausz que compõem este livro provam que a palavra ainda é a melhor arma de sedução.
Foram convocados alguns dos melhores escritores brasileiros. a fina ironia de Machado de Assis, Drummond e Luiz Fernando Veríssimo divide espaço com a delicadeza de Marina Colasanti, o lirismo de Paulo Mendes Campos e o desespero de Caio Fernando Abreu. Ao lado de autores já consagrados, revelam o olhar de contistas menos conhecidos do público, mas prontos para despertar um dos mais duradouros tipos de caso de amor que atinge o leitor: a paixão pelo texto
O amor fala. Está presente nos romances, nos poemas, nas crônicas, contos, na literatura infantil, nos romances policiais, nos contos de fada, nas narrativas orais, nas histórias em quadrinhos. Antes que alguém lembre que os limites entre os gêneros literários andam tão esfumaçados como aqueles que delimitam amor e paixão ou amor e morte, ou amor e ódio, ou amor e tédio, convém explicitar os critérios que nortearam a escolha das treze histórias que compõem este livro.
Seria razoável e fácil buscar nos clássicos as melhores histórias de amor, diz Rosa Amanda. Mas, assim como a literatura, o amor nunca é razoável e raramente é fácil. Como ponto de partida, uma única exigência editorial: trabalhar com contos ou crônicas. nada de cartas, poemas, fragmentos ou letras de música. Tanto o conto quanto a crônica são relativamente recentes na história da literatura brasileira. Aqui, o conto surge como romantismo, mas só ganha força de verdade no realismo, o que pode ser traduzido em termos cronológicos como o fim do século XIX a celebrar a revolução sexual, a igualdade dos g~eneros e a falência do modelo familiar tradicional. Aqui, o amor idealizado dá lugar à transgressão, à solidão, ao desencontro e à expectativa.não é à toa que muitas histórias tratam de dissociação entre amor e casamento, ou do primeiro amor, da impossibilidade do encontro perfeito ou da sombra imposta pela Aids.
A idéia inicial da organizadora era compor esta pequena antologia apenas com contos. mas, em pleno século XXI, como marcar com segurança os limites que separam o conto da prosa poética, ou da crônica? Então, o critério adotado na seleção dos textos foi mais emocional do de técnico. As treze histórias que compõem este livro foram escolhidas porque são capazes de fazer disparar o coração do leitor, provocando lembranças, sonhos, amores perdidos, novas paixões e surpresas.
Deixe-se conquistar por estas histórias. São verdadeiros beijos de língua (portuguesa), prontos para fazer sonhar, suspirar … e querer mais…

(Texto extraído do site da Ediouro: www.ediouro.com.br)

5 pensamentos sobre “Adultos

  1. Oi Lígia,

    Esse livro está em catálogo, embora já tenha sumido das livrarias físicas. Mas é fácil de encontrar nas livrarias virtuais, como Saraiva, Cultura ou Submarino.

  2. EU ADOREI O LIVRO TEREZA… É EXTASIANTE… FIQUEI ENCANTADO POR SANTA TEREZA E PELA ESCRITORA TAMBEM… NUNCA UMA HISTORIA DE UM SANTO FOI TÃO GOSTOSO DE LER… MOSTRA UM TEREZA NORMAL… BEM HUMANA…

    ADOREI… PARABÉNS…

  3. Oi Rosa,
    Amei seu livro Sete ossos e uma maldição! Vamos trabalhar algumas histórias na sala de leitura, Infelizmente temos somente um exemplar, que já separamos, pois ele é febre, uma enorme disputa para empréstimo entre os nossos alunos.
    Parabéns!

Deixe um comentário