Uólace e João Victor

uolaceUólace e João Victor

ISBN 8573025697
64 páginas

Objetiva

Um livro escrito para as crianças, mas de um jeito diferente: sem fadas, duendes, reis ou princesas. Aqui você vai ler a história de dois meninos moradores da cidade grande que não se conhecem e parecem ser muito diferentes. Um é favelado, o outro é de classe média. Mas quando o leitor começa a ler a livro percebe que eles têm muito em comum.

Vencedor do Prêmio João de Barro de 1998 e agraciado com o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o livro deu vida própria a seus personagens. Eles não só inspiraram um dos episódios da minissérie “Cidade dos Homens”, exibido em 2002, como também voltam para telinha na temporada 2003 do mesmo seriado.

Para Ruth Rocha – que escreveu a apresentação desta obra – o grande mérito de Rosa Amanda é a forma como ela desenvolve sua narrativa: “é um livro infanto-juvenil diferente. Como num quebra-cabeça, você vai montando a história de um e de outro menino”.

Portanto, construa esta aventura do jeito que você achar melhor. Tem a galera da rua – Uólace, Cachorrão Duplex e Catuaba. E tem a turma da escola – João Vítor, Zé Luiz e Lucas. Como eles se conhecem e o que vai acontecer é surpresa. Divirta-se, e descubra como Uólace e JoãoVictor tem a ver com a gente, como seu enredo tem a cara do Brasil.

(Texto extraído do site da Objetiva: www.objetiva.com.br)

ungarconcommemoiUólace e João Victor foi publicado na França com o título Un garçon comme moi pelas Editions de Seuil/Metalié. Lançado no Salon du Livre et Press Jeunesse de Montreuil, em 2005, foi um dos quatro finalistas do Prix Tin-Tin – que elege os melhores lançamentos do ano. Foi a primeira vez que um autor brasileiro teve um livro selecionado no concurso.

Quem já comentou:

“Uólace e João Victor tem humor, suspense, aventura e muita emoção. Com certeza, será uma história que você não vai esquecer nunca. Um tesouro para guardar em sua casa, junto a suas coisas mais queridas.” - Ruth Rocha

O video do livro, incluído no seriado Cidade dos Homens, já está no Youtube. Veja o primeiro capítulo:

118 pensamentos sobre “Uólace e João Victor

  1. Muito bom o livro gostei muito.
    Recomendo para todos…
    Parabens Rosa Amanda Strausz.
    Escreva mais sobre eles.

  2. Ótimo livro uma história muito interessante e bem prazerosa de se ler !seria muito legal : Uólace e João Vitor 2

  3. Otimo livro, atemporal, uma historia sempre atual, que ajuda nossos filhos a perceberem que não existe diferença emocional…. somos todos igualzinhos!!! Nos anseios e nos problemas tb. Gostaria que os dois pudessem ter se encontrado .

    • Oi Jackson, obrigada! Acabei de ver que seu email ficou sem resposta. É que às vezes me atrapalho com o blog. Mas fiquei triste por demorar tanto a ter percebido o engano. Me desculpa, tá? Beijo.

  4. oi rosa eu to fazendo um trabalho com ese livro na escola vou entregar amanhã dia 19/10/10 beijos gostei muito tchauus

  5. Um livro escrito para as crianças, mas de um jeito diferente: sem fadas, duendes, reis ou princesas. Aqui você vai ler a história de dois meninos moradores da cidade grande que não se conhecem e parecem ser muito diferentes. Um é favelado, o outro é de classe média. Mas quando o leitor começa a ler a livro percebe que eles têm muito em comum.

    Vencedor do Prêmio João de Barro de 1998 e agraciado com o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o livro deu vida própria a seus personagens. Eles não só inspiraram um dos episódios da minissérie “Cidade dos Homens”, exibido em 2002, como também voltam para telinha na temporada 2003 do mesmo seriado.

    Para Ruth Rocha – que escreveu a apresentação desta obra – o grande mérito de Rosa Amanda é a forma como ela desenvolve sua narrativa: “é um livro infanto-juvenil diferente. Como num quebra-cabeça, você vai montando a história de um e de outro menino”.

    Portanto, construa esta aventura do jeito que você achar melhor. Tem a galera da rua – Uólace, Cachorrão Duplex e Catuaba. E tem a turma da escola – João Vítor, Zé Luiz e Lucas. Como eles se conhecem e o que vai acontecer é surpresa. Divirta-se, e descubra como Uólace e JoãoVictor tem a ver com a gente, como seu enredo tem a cara do Brasil.

    • Oi Katy, livros lançados há mais tempo são mais difíceis mesmo de serem encontrados. Mas sempre é possível encomendar na livraria. De qualquer modo, obrigada pela visita e pelas palavras gentis. Beijo da Rosa.

  6. Sou Neli, professora do 5º ano da E.E. “Major Agenor Lopes Cançado” de Nova Serrana – MG. Esta semana meus alunos leram o livro Uólace e João Victor. Foi um sucesso. Ficaram apaixonados pelas personagens. Alguns até se identificaram com eles em alguns pontos. Estamos fazendo um belo trabalho sobre seu livro. Pretendemos ainda assistir ao filme. Gostaria muito de receber um e-mail seu contando para os meninos a importância da leitura em sua vida. Será um grande incentivo para que se tornem grandes leitores. Parabéns pelo livro. Pela história desses meninos que são o retrato de muitos brasileirinhos.
    Um abraço.

    • Oi Neli, desculpe a demora em responder. Eu estava na Feira do Livro de Porto Alegre. Falando como sempre … de livros. Ao longo da minha vida, os livros de literatura tem sido meus maiores companheiros. Eles falam de dores que são as minhas, de angústias, ansiedades, expectativas, alegrias, sentimentos que são os meus. E me ajudam a dar nome para as coisas que sinto e percebo acerca do mundo.
      Eu espero que a turma da professora Neli, da E.E. Major Agenor Lopes Cançado, de Nova Serrana, encontre sempre bons companheiros nos livros. Se algum desses livros não falar diretamente ao seu coração, não faz mal. Abra outro. E outro. E outro. Até encontrar o texto capaz de tocá-lo profundamente. O importante é não desistir. Beijo pra vocês. Rosa

  7. Eu gostei muito de conhecer a historia do Uólace e João Victor.
    Encomendo para todo mundo ler.
    Quero conhecer mais hitorias dessas personagens incríveis.
    Beijos…………

    • Que bom, Thaissa! Fico feliz por encontrar uma divulgadora do meu trabalho! Ele é feito de coração. Que bom que tenha tocado o seu. Beijo!

  8. Oi,Rosa
    Meus amigos e eu estamos fazendo um trabalho sobre tres livros, um desses livros e o Uólace e João Victor e foi muito bom conhecer.
    Ele fala algumas realidades da vida que temos nesse mundo, e essas coisas nao sao de mentiras sao reals, e na cidade nonde eu moro tenho o pior de todos ” a pobreza” e eu queria que ninguem passase por isso.
    M

  9. Oi,bom dia Rosa Amanda eu quero te falar que gostei muito do seu livro “Uólace e João Victor”ele fala muito da realidade do nosso mundo hoje.
    Tiau.

  10. oie!tudo bem? Rosa, gosto muito do seu livro do Uólace e João Victor. Mostra realidade com os problemas sociais que nós vivemos e gostei muito
    bjs

  11. Rosa, gostei muito do seu livro,pois ele fala muita coisa que esta acontecendo no Brasil.
    beijos.não esqueça de responder.

  12. Olá!! Rosa Amanda Strausz!!

    Seu livro foi excelente amei Uólace e João Victor .

    Voçê esta de parabens por todos seus livros.

    Nossa professora Neli Soares.

    Eu não gostava de ler nem um livro ai ela me deu Uólace agora

    me tornei grande leitor pelas palavras dela muito bom amei

    seus livros

    Beijos

    • Oi Daniel, você não sabe como fico feliz quando alguém diz que se tornou um leitor. Tomara que você encontre vários outros livros emocionantes para ler. beijo!

  13. oi Rosa Amanda strauz o livro Uolace e joão Victor gostei muito do seu livro todos da minha sala lerao o seu trabalho foi muito bem feito parabes e continui editando livros que eu vou ler todos com muito prazer

  14. oi Rosa adorei seu livro ,ele nos mostra a diferença de vida e os dois eram muito diferente pobre mas adoravam a vida adorei espero que continuia a publicar esse livros lindo beijos

    • Obrigada, Isabela. Por mais diferentes que as pessoas possam parecer, elas sempre têm uma porção de pontos em comum. Beijo!

  15. ola ,rosa eu adorei ler seu livro ele conta a vida do brasileiro,ah nos estamos fazendo um trabalho sobre o seu livro uolace joao victor foi muito legal fazer , na minha cidade tem isso gente dormino na rua isso e´ trite

    • Oi Rapahel, qual é a sua cidade? Mas, infelizmente, acho que hoje há gente morando na rua em todos os lugares do mundo. Tomara que seu trabalho fique bem bacana.

  16. rosa eu gostei muito do livro quero ler de novo muitas vezes
    eu gostei muito do joão victor muitos beijos
    me responda ta

  17. Rosa Amanda como que e bom o sue livro tem uma expressura boa desejo que voce fassa um livro bem melhor um abraço Antonio

  18. Oi Rosa Amanda eu sou Isabelle gostei muito do seu livro ele é muito interessante os personagens muito legais
    resumindo eu amei seu livro
    beijos
    thau

  19. Paulo
    muito bom o livro adorei ler ele estou fazendo um trabalho no colégio com ele passei para vários colélas eles todos adoraram o livro que tal o [ uólace e joão victor 2] seria otimo mais do que já é thauuuuuu.

  20. Oi, Rosa Amanda Strausz!Eu amei o seu livro quem me indicou foi a minha professora Aline de LPT, ela é muito legal e ela adora os seus livros, parabéns.
    Beijos

    • Você está lendo o livro para a escola? Se for, converse com seu professor. O papel dele também é ajudá-la a se desenvolver como leitora. Boa sorte. Beijinho da Rosa.

  21. Esse livro contem uma emoção muito grande , eu estou trabalhando com ele no colégio . Ele mostra dois mundo diferentes e que existe na realidade !!!

  22. Muito legal o livro… Li e me emocionei! uma história muito bem contada e interessante!!

  23. Eu sou a Mariane.O livro é d+ ,estou lendo ele na escola!Logo eu que não gosto muito de ler amei esse livro !Parabéns você é a melhor autora do século 21…

  24. Li O livro e recomendo, me chamo João Victor e a ruth rocha nem me conhece mas ela fez esse livro tudo a ver comigo na parte de João Victor

    • Cumequié???? A Ruth Rocha???? Prezado João Victor Pereira, POR FAVOR, dê uma espiada na capa e veja se o nome da Ruth Rocha está ali. A Ruth só fez a apresentação. Não mando beijo nem abraço enquanto você não adividinhar meu nome, ok?

  25. é um livro batante interesante, com esses livro a genyte aprender a amar mais um pouco a vida
    muito excelente
    adolle
    e agora tou lendo ele, vol. 3
    depois q ler ele todo vou
    falar o que eu entendir
    sobre essa bela historia
    muito iteresante
    bjão
    vc tem uma bela careira pela frente…
    te desejo toda felicidade do mundo
    e que vc seja sempre assim
    essa mulher que tem inteligencia
    pra tudo que vem pela frente
    bjão…..
    boa segunda feirapra vc…

    • Muito obrigada, Dilma … Só me intrigou essa história de vol.3. Uai, mas o livro só tem um volume. Vê se você está mandando os elogios para a pessoa certa;-) Beijo.

  26. Estou tentando comprar , achar , ganhar este livro mas to vendo que ele e muito raro mesmo acho mais facil achar o bau do tesouro do que este livro por favor alguem se tiver me envie ele por favor este livro passou no programa da regina casé na globo “esquenta” se alguem puder me ejudar
    meu e-mail
    andre.barroso@ipaperbr.com

    • Oi Andre, o livro não deveria ser raro a não ser que a editora esteja com algum problema de distribuição. Em que cidade você mora? Se tiver uma livraria, peça para eles encomendarem. A editora se chama Objetiva. Abração.

      • nossa com certeza eu estou a procura vou pesquisar melhor pois estou muito ancioso para ler este livro parece muito bom vou procurar mais e mais ate eu encontrar e moro em Pradopolis mas a cidade mais perto e Ribeirao preto.

  27. e o melhor livro qe li ela e mais quando eu fui entender foi no utimo paragrafo qe eu intendi do começo a fim
    mais eu qero ler mais por qe e muito importante le ne
    mais vou falr logo
    foi o melhor livro qe eu ja li gostei muito bjao ROSA AMANDA STRAUSZ BJS

  28. tenho que fazer um resumo, ai quando entro na biblioteca da escola me deparo com o livro que me chamou mais atenção,enfim o livro é ótimo parabéns eu adorei ^^

    • Ai, que bom que você não veio pedir para eu fazer o resumo para você ;-) Fico bem feliz que o livro tenha mobilizado o melhor de seu sentido leitor.

  29. ooohhh porra eu quero o resumo do livro pq eu preciso de nota e a prof escolheu esse para mim entao me dê lojo a porra do resumo

  30. Muito legal, eu queria o Uólace e João Victor 2 em que o Uòlace e o João Victor se encontrassem e ganhassem dinheiro para comer hambúrguer😛e que a mãe parasse de beber e encontrasse o pai do Uòlace. Estou na Suíça e li seu livro na aula de português!!!

    • Oi João Pedro. Então, o Uólace foi parar na Suíça? Muito legal. O fim da história fica em aberto para que cada leitor possa imaginar seu próprio final. Quem sabe você não se anima e escreve o seu? Beijo da Rosa

  31. Oi, amei o livro!!! Só acho que no fim podia não ter tanto suspense. Assim, você não sabe o que acontece com as mães. Mas mesmo assim recomendo para todo mundo!!!😜😜😜Eu estou na Suíça e aí as minhas amigas não podem ler😢 porque estou em uma escola internacional!!! Eu estou querendo saber se você vai um escrever um segundo livro?? Tem uma copia em inglês?? Tenho umas idéias para o segundo livro, eles podem virar melhores amigos, e encontrar os pais.

    • Oi Nina. Que bom que você gostou tanto do Uólace. O livro não foi publicado em inglês, mas em francês sim. Saiu pela Edition du Seuil/ Metalié e tem o título Un garçon comme moi. A tradução não é muito boa não, mas é melhor do que nada:) Muita gente cobra um volume 2 do Uólace. Quem sabe, um dia, eu faço isso? Beijo da Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s